segunda-feira, 6 de abril de 2015

VIII Semana Acadêmica de História - O Centro do Mundo é onde se está? Pensando os orientes.



O Oriente é uma idéia que tem uma história e uma tradição de pensamento, um imaginário e um vocabulário que lhe deram realidade e presença no e para o Ocidente. As duas entidades geográficas sustentam e em certa medida, refletem uma a outra. (SAID, 2007:31)



O Orientalismo como um estilo ocidental para dominar, reestruturar e ter autoridade sobre  o Oriente foi uma
corrente de pensamento vigente desde o século XVIII,  uma instituição autorizada a lidar com o Oriente, como bem nos relata o historiador Edward Said (SAID, 2007: 29) Como uma lógica de espelho inverso o que denominamos Ocidente  foi construído ao longo do pensamento ocidental europeu como antagônico ao que foi denominado o outro, exotizado. Formar uma imagem do outro implica também em produzir uma imagem de si próprio. Na perspectiva eurocêntrica, existiu uma gradação de orientes: o próximo, o médio e o extremo, hoje problematizada. Nesta VIII Semana Acadêmica, dos cursos de história da UFPR, pretendemos provocar a reflexão sobre esse conceito de lugar, sobre essas categorias.
Podemos mesmo considerar o ponto que nós ocupamos central e os demais periférico? É ainda possível pensar em termos de centro e periferia? Ainda existe na produção acadêmica e no cotidiano a centralidade ocidental? Pensando as alteridades, como se apresenta a cultura destes povos? Como se configuram suas sociedades e seu pensamento acerca do que eles enxergam a partir de uma complexidade maior que a proposta da divisão dicotômica do Orientalismo? Como se dá essa relação? Como podemos ler esses fenômenos a partir de um outro lugar, localizando nosso discurso epistemológica e geograficamente?
Nossa principal proposta é suscitar um debate sobre a amplitude destas questões.


Em breve divulgaremos as ementas das mesas e os nomes dos palestrantes convidados. Esperamos contar com sua presença e colaboração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário