Programação



*Imagem: "Fusion de dos culturas", de Jorge González Camarena


IX SEMANA ACADÊMICA DE HISTÓRIA - UFPR MOVIMENTOS SOCIAIS NA AMÉRICA LATINA
Data: 9 - 13 de maio de 2016


- Segunda-feira, 9 de maio

MESA DE ABERTURA – 13h30
Marcos Gonçalves é doutor em História e professor do departamento de História na UFPR. Tem em História do Brasil e História da América, pesquisando sobre o pensamento social católico, intelectuais e hispanismo, autoritarismos. Desenvolve pesquisas voltadas para a história dos intelectuais latino-americanos relacionados ao pensamento hispânico e católico.
Carlos A. M. Lima é Doutor em História Social pela UFRJ e 
atualmente atua como professor do DEHIS-UFPR e coordenador do Programa de Pós-Graduação em História. Desenvolve pesquisa com enfase em História da América, mais especificamente em História das Ideias na América, História da Escravidão e das doenças.

MESA DE MOVIMENTO ESTUDANTIL – 15h30
Francisco Napolitano Viotto é estudante e militante da ANEL (Assembléia Nacional de Estudantes). Participou da ocupação das escolas públicas de São Paulo, e contará sobre sua experiência no movimento.
Guilherme de Narde é aluno da UTFPR, cursando o 7º período do curso técnico em Mecânica, membro do Grêmio Estudantil César Lattes (grêmio representativo dos alunos do curso técnico) e representante dos alunos do técnico no conselho departamental de mecânica.

MESA DE ARTE – 18h30 
Álvaro Carlini é Doutor em História Social pela USP e atualmente é professor do Departamento de Artes. Desenvolve pesquisa nos campos de Musicologia Histórica e História da Música Ocidental.
Stephanie Batista é Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em História pela UFPR e atualmente é professora do Departamento de Artes. Desenvolve pesquisa na área de gênero, modernismo brasileiro e História da Arte.

- Terça-feira, 10 de maio

MESA DE RELIGIÃO – 13h30 
Nadia Maria Guariza é doutora em História pela UFPR e autora da dissertação: “Incorporação e (re)criação nas margens: trajetórias femininas no catolicismo nas décadas de 1960 e 1970”. Tem experiência na área de ciência política, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, catolicismo e movimento leigo.
Mauro Domingues dos Santos é graduado em História pelo Centro Universitário Campos de Andrade de Curitiba-PR e pós-graduado em psicopedagogia pela FAE, é autor da dissertação: “Conceitos de Tortura, em sua Historiografia Quadripartide”. Também é curador do Centro de Preservação da Memória do Ministério Público do Estado do Paraná (CPM).

MESA DE MOVIMENTO NEGRO – 15h30 
Ana Lúcia da Silva possui graduação e mestrado em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e doutoranda em Educação. Professora de História com ênfase em cultura afrobrasileira e africana; relações étnicorraciais e diversidade cultural no Brasil. Integrante do Instituto de Mulheres Negras Enedina Alves Marques.
Megg M. Rayara de Oliveira é Doutoranda em Educação UFPR com pesquisa em Racismo e Homofobia no Ensino Médio; Professora/Orientadora do Curso de Especialização em Relações Étnico-Raciais/ UTFPR; Professora de Gênero e Diversidade Sexual e de Arte Africana e Afro-Brasileira pelo NEAB da UFPR (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro). Também atua no Movimento Social de Negros e Negras e no Movimento LGBT.

OFICINAS – 18h30

- Quarta-feira, 11 de maio

MESA DE GÊNERO – 13h30
Clara Cuevas é mestra em História pela UFPR e autora da dissertação “Corpos abjetos e amores malditos: homossexualidade, anonimato e violência na ditadura stronista em Assunção, 1959”
Andréa Mazurok Schactae é doutora em História pela UFPR e desenvolveu em Cuba o projeto “ Mulheres Guerreiras: identidades de gênero e a Revolução Cubana“

COMUNICAÇÕES – 15h30

MESA DE MOVIMENTO SINDICAL – 18h30
Flavia Bischain é mestra em Ciências Sociais pela UEL e autora do livro “ O movimento operário na Venezuela do século XXI: Dilemas da reorganização sob o governo Chávez”
Ivana Cristina Lima de Almeida é doutoranda em Sociologia pela UFPR com a pesquisa “Representação, participação e cultura política nas relações sindicais dos trabalhadores de telecomunicações do Paraná: as interfaces de um caso em uma década de privatização (1998-2008)”

COMUNICAÇÕES – 20h30

- Quinta-feira, 12 de maio

OFICINAS – 13h30

MESA DE MOVIMENTO RURAL – 18h30
Mauricio José Avilez Alvarez é estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UFSC. Como militante de direitos humanos da Colômbia, falará sua experiência com os movimentos sociais e a luta agrária na Colômbia.
Jaqueline Andrade e Jefferson Pereira são estudantes de Direito na UFPR da turma voltada aos beneficiários da reforma agrária (PRONERA). Jaqueline é das comunidades tradicionais Fundo de Pasto da Bahia e militante da Via Campesina.

MESA DE IMIGRAÇÃO – 20h30
Hector Rolando Guerra Hernandez é professor de História da África na UFPR. É Doutor em Antropologia Social UNICAMP, possuindo Mestrado em Antropologia Cultural, História Contemporânea e Sociologia do Instituto Latino Americano da Universidade Livre de Berlim. Pesquisou durante muitos anos a migração latino-americana e conflito social em contextos europeus (particularmente brasileiros em Alemanha, chilenos em Suécia e Espanha).
Ketlin Kessi de Souza é graduanda em História - Memória e Imagem pela Universidade Federal do Paraná. Vinculada ao CEDOPE e ao Arquivo Público do Paraná, atua em projeto de pesquisa sobre as ocupações familiares na América Ibérica. Realizou intercâmbio acadêmico no Uruguai.

- Sexta-feira, 13 de maio

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA 1 – PERFORMANCE – 13h30
O Grupo (In)Versos é formado por alunos e ex-alunos da Universidade Estadual do Paraná – Campus II – Curitiba. O grupo conta com integrantes que compõem em sua formação as linguagens artísticas da dança, teatro, música, arte visuais e cinema. Um ponto em comum? União. Unir as artes, as linguagens, as diversidades, os indivíduos, as falas, os corpos... Amigos, (di)versos, que através das artes, unem-se para expressar manifestações na contemporaneidade. Para a IX Semana Acadêmica de História da UFPR? Uma performance acontecerá, envolvendo histórias e lutas, sensações e motivações, realidade e estatísticas, misturando em um só momento o que qualquer manifestante sente antes mesmo de ir para a rua gritar.

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA 2 - OS INDÍGENAS KOGUI, COLÔMBIA – 14h30
Luz Amanda Pismel é colombiana, possui licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Pedagógica Nacional (Bogotá - Colômbia), e formação em Pedagogia Waldorf. Compartilhará sua experiência de conviver durante dois meses com os indígenas kogui, habitantes da Sierra Nevada de Santa Marta, Colômbia.

MESA DE MOVIMENTO INDÍGENA – 15h30
Manuel Munhoz Caleiro é doutorando em Direito Econômico e Socioambiental pela PUC-PR, Integrante do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente: Sociedades Tradicionais e Sociedade Hegemônica, vinculado à Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Sandro Gloria é membro do grupo PET Litoral Indígena da UFPR, da etnia Guarani e estudante do curso de música na UFPR

CINEDEBATE – 18h30
Rafael Schoenherr é professor do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e coordenador do projeto de extensão “Lente Quente”. O projeto foi o responsável pela realização do documentário “Massacre 29 de Abril”, a ser exibido e discutido no Cinedebate. Angelo Rocha, estudante participante do projeto, também estará presente para contar sobre o processo de elaboração do documentário.



Nenhum comentário:

Postar um comentário